25 ANOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM PORTO VELHO

04/05/2016 09:43:33

QUEM SOMOS NÓS?

A Vigilância Sanitária trabalha para cuidar da sua saúde. É um “Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviço de interesse da saúde” (Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990).0

Nossa missão é promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária.

Nosso objetivo é ser um Departamento de referência, coordenador da rede municipal de Vigilância Sanitária, garantido a inclusão social e a construção da cidadania para a proteção da vida, planejando, organizando, controlando, avaliando, normatizando completamente e executando serviços de vigilância sanitária.

A Prefeitura do Município de Porto Velho vem aperfeiçoando o serviço de Vigilância Sanitária, recadastrando e cadastrando os estabelecimentos, realizando o treinamento de seus servidores e a definição de normas de trabalho, tendo sempre como prioridade a saúde do cidadão portovelhense.

Além disso, a Vigilância Sanitária está em constante interação com outras Secretarias, segmentos da sociedade e com a população.

A Vigilância Sanitária deve assegurar ao consumidor e usuário e sua efetiva participação e a garantia da qualidade dos produtos, serviços e ambientes em que transita, trabalha e vive, como forma de prevenir, controlar ou eliminar os eventuais fatores adversos à saúde.

A participação efetiva da população constitui um requisito básico para que possamos cumprir a nossa missão de proteger a sua saúde. Todos tem direito à saúde, podem e devem participar., portanto, exerça o seu papel de vigilante de sua própria saúde, de sua família e de sua comunidade.

O QUE FAZEMOS?

Os serviços prestados pela Vigilância Sanitária Municipal são:

  • Fiscalização e licenciamento de todos os tipos de estabelecimentos de comércio e manipulação de alimentos, como: bares, restaurantes, quiosques, supermercados, etc;

  • Fiscalização e licenciamento de indústria de alimentos;

  • Controle e investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos;

  • Controle da qualidade de água de consumo, de piscinas públicas, de caixas d’água de clínicas médicas sob suas responsabilidades;

  • Controle de qualidade do ar de ambientes internamente climatizados;

  • Fiscalização de licenciamentos de estabelecimentosw e serviços de interesse à saúde, como: clínicas médicas, consultórios, óticas, salões de cabeleireiros, academias de ginástica, etc;

  • Combate a presença de insetos e roedores transmissores de doença.