Disk CIEVS

Reunião do Comitê de Transito

11/Dez/2019 - 13:43

11/12/2019: Participação da Vigilência Epidemiológica na Reunião do Comitê de Transito sobre os Indicadores Epidemiológicos de Morbimortalidade por acidentes de transportes em Porto Velho.

O Programa Vida no Trânsito se propõe a definir intervenções para que se possa reduzir mortes e lesões no trânsito

Com o objetivo de conhecer a dinâmica do trânsito em Porto Velho que inclui a saúde, fiscalização, educação no trânsito e mobilidade, representantes do Comitê de Segurança Viária se reuniram para verificar aonde estão os problemas e apontar soluções. Estiveram presentes na reunião extraordinária todos os representantes das instituições que fazer parte do comitê municipal de segurança viária.

De acordo com Régia de Lurdes Martins, coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, “a partir dessa reunião é importante que cada um faça a sua parte para que todos busquem atingir a meta da década instituída no Brasil pela ONU que é diminuir em 10 anos, 2011 a 2020, para diminuir em 50% os acidentes e óbitos no trânsito”.

As ações discutidas foram sobre o Espaço Alternativo: apresentação do Projeto de Intervenção Viária no Espaço Alternativo de Porto Velho; mobilidade do local, e ainda tudo que dispõe naquela área envolvendo trânsito; Plano de Mobilidade Urbana; apresentação de indicadores de saúde referente a acidentes de trânsito de Porto Velho entre outros.

O Ministério da Saúde também esteve presente na reunião para apoiar na discussão. “O Programa Vida no Trânsito se propõe definir intervenções para que a gente possa reduzir mortes e lesões no trânsito e a partir disso a ideia fundamental além de produzir essas informações é fazer articulação interinstitucional. Os acidentes de trânsito são um problema muito grande, é preciso que todos trabalhem juntos” explica Ana Amélia Galas Pedrosa, apoiadora do Ministério da Saúde.

logotipo da prefeitura de porto velho